Chamadas solidárias a cadeia da Lama para denunciar os isolamentos de “quarentena”

Desde Ceivar animamos a participar e difundir a iniciativa de chamar a próxima sexta-feira 9 de Abril de 10:00 a 13:30h, impulsada por familiares e amizades de pessoas presas na cadeia da Lama para denunciar os injustificados isolamentos de 10 dias posterior aos vises.

A suposta crise sanitária tem servido nos últimos meses para as condições das pessoas presas, até o ponto de ver os seus direitos recortados dum jeito brutal, a maior parte das vezes sem dar explicações e com critérios totalmente arbitrários.

Esta é a situação que se está a viver atualmente no C.P. de A Lama, onde, logo de seis meses sem vises, a direçom do cárcere, presidida por Teresa Delgado, impom umhas condiçons de quarentena injustificadas para os presos e presas que desejem ver às suas famílias, equiparáveis ao pior dos castigos que se contemplam no mesmo Regime Penitenciário polo que se regula a vida nos cárceres.

De Abaixo os muros!- Coordinadora anti-represiva, convocamos a familiares, amizades e pessoas solidárias cos abusos que está a sofrer a população reclusa, a pedir explicações por este desprezo cara os nossos direitos. Queremos saber:

– Em que legalidade se ampara a direçom do carcere da Lama para impor umha medida como o isolamento (definida polo próprio regulamento penitenciaria como um “medio coercitivo”).
– Se se tenhem valorado outros médios (realizaçons de PCRs, uso de mascarilha e distanciamento, etc) e, neste caso, quais som as razons de descarta-los para escolher os isolamentos como medida sanitária.
– Baixo que critérios se tem escolhido o isolamento absoluto como medida de prevençom sanitária.
– Quais som as razons para que as presas isoladas por este motivo nom podam aceder ao pátio nem a qualquer tipo de atividade. Porque nom se habilitam espaços suficientemente amplos para fazer possível o desenvolvimento normal da sua estância na prisom.
– Qual é a razom para que nom se permitam vises entre os quais nom tenham transcorridos os dez dias de isolamento.

O dia 9 de Abril imos chamar massivamente ao cárcere da Lama para exigir que se respeitem os direitos dentro dos cárceres, que estám a ser violados sistematicamente com a excusa da covid. Nom é um direito aquele polo que, a cámbio, tes que aceitar medidas piores que as que o próprio cárcere estabelece como castigos. Isto é o médio para impedir que o exerças!

Chama ao CP A Lama: 986758000
9 de Abril, de 10:00 a 13:30

Abaixo os muros!