Chamadas solidárias a cadeia da Lama para restituir os vis a vis

Desde Ceivar sumamo-nos à iniciativa de chamar a próxima sexta-feira 31 de Dezembro de 10:00 a 13:30h impulsada por familiares e amizades de pessoas presas na cadeia da Lama para exigir a restabeleicimento dos vis a vis:

A suposta crise sanitária tem servido nos últimos meses para endurecer as condições das pessoas presas, até o ponto de ver os seus direitos recortados dum jeito brutal, a maior parte das vezes sem dar explicações e com critérios totalmente arbitrários. Esta é a situação que se está a viver atualmente no C.P. de A Lama, onde os vises continuam suspendidos depois de três meses, por decisão da direção do cárcere, que é a quem lhe compete valorar as medidas que adotam.
Ao tempo que noutros cárceres, tanto na Galiza como no resto do Estado Espanhol, com um entorno com umas condições similares ou incluso mais graves em termos de incidência do coronavirus, procurarom medidas para fazer possíveis as visitas e o contacto entre familiares e presas (como períodos de quarentena posteriores os vises), o CP de A Lama pretende que passe o Natal e nos conformemos, como muito, com uma videochamada de 10 minutos após 3 meses sem poder abraçar aos nossos seres queridos.


Estamos fartas! Familiares, amizades e pessoas solidárias cos abusos que está a sofrer a população reclusa, imos pedir explicações por este desprezo cara os nossos direitos. Queremos saber:
– qual é a gravidade “excecional” da situação epidemiológica que impede que na Lama se realizem vises;
– em que condições estão dispostos a devolver-nos o nosso direito;
– quem o está a valorar e com que critérios
– e porque não se aplicam outras medidas que não suponham uma vulneração tão grave dos direitos das pessoas presas.
Queremos amossar-lhes a nossa indignação porque estamos fartas de que xoguen coa saúde das pessoas presas e coa nossa. Porque a privação do contacto, o isolamento, como se está vendo fora, tem impactos na saúde mental (aumento dos suicídios e necessidade de medicação).
O dia 31 de dezembro imos quentar-lhes as orelhas, que lhes quede bem claro que não toleramos o seu desprezo!

Chama ao CP A Lama: 986758000
31 de dezembro, de 10:00 a 13:30

Abaixo os muros!